No último ano, percebemos o avanço rápido da Inteligência Artificial, trazendo, assim, muitas oportunidades e desafios. Atualmente, em 2024, as últimas iniciativas no setor de tecnologia estão moldando o futuro da IA e impactando significativamente diversos setores. Descreveremos algumas das principais tendências que estão em alta para o cenário da Inteligência Artificial em 2024.
Atualmente uma das maiores tendências é o crescimento exponencial da Inteligência Artificial generativa, ChatGPT (Open.AI) e Gemini (Google) são as mais conhecidas. Essas IAs conseguem criar textos, imagens, automações e até, pasmem, programar códigos em qualquer linguagem de programação.
Várias empresas já estão usufruindo da IA generativa para otimização em seus processos e serviços, como automatização de atendimento ao cliente e análise de dados.
Áreas críticas, como saúde e finanças, que já utilizam Inteligência Artificial, tendo uma necessidade indispensável que é entender como os modelos de IA tomam decisões.
A IA explicável tem ganhado espaço, auxiliando na transparência de todo o processo de tomada de decisão de uma IA, tornando-a mais segura e confiável.
O uso da Inteligência Artificial no ramo da saúde apresenta muitos avanços, principalmente em diagnósticos mais acretivos, possibilitando uma maior taxa de recuperação dos pacientes.
A IA tem um papel importante no estudo de novas doenças e criação de novos medicamentos, por ter uma capacidade gigantesca de analisar enormes volumes de dados em tempo recorde.
A utilização de Inteligência Artificial juntamente com Automação de Processos, está transformando a operação das empresas. O RPA Inteligente utiliza IA para automatizar processos repetitivos baseados em regas de negócio, permitindo os funcionários gerem mais valor para a empresa se concentrando em tarefas estratégicas e emergentes.
Podemos através disso, reduzir de custos, aumentar de produtividade e a eficiência operacional.
A Inteligência Artificial também tem seu papel na sustentabilidade ambiental. Atualmente, em 2024, já é possível, por meio de IA, reduzir emissões de carbono através da ascensão dos veículos elétricos e previsão de padrões climáticos com mais assertividade.
A mediada que a utilização da IA cresce na sociedade, falar sobre ética se torna cada vez mais urgente, e essa pauta vem ganhando destaque mundial nos últimos meses.
Recentemente tivemos o primeiro Fórum do Marco Regulatório de IA no Brasil que aconteceu na Campus Party, no último dia 09 de julho de 2024 em São Paulo.
E uma das principais preocupações era a inclusão da sociedade na discussão dos fatores éticos no uso de IA, além da criação de políticas de privacidade e níveis de segurança.
Assim, o ano de 2024 é um ano disruptivo e promissor para a Inteligência Artificial. De maneira inovadora, rápida e profunda, a IA está proporcionando novos moldes para o mundo mediante enorme engenhosidade em ramos como saúde e economia.
Porém, diante dessa crescente global, é de extrema importância pautar temas sensíveis como a ética para garantir que os benefícios do uso da IA sejam seguramente acessíveis a todos.
Todavia, quanto mais avançamos, a união e colaboração entre governo, big techs e sociedade é de extrema necessidade para lidarmos com os desafios e oportunidades gerados pela IA.
A tecnologia na educação está tornando o aprendizado mais acessível. Assim, a tecnologia moldará o…
Introdução à computação em nuvem A princípio, a computação em nuvem causou uma revolução no…
O que é Internet das Coisas (IoT)? A Internet das Coisas (IoT) conecta dispositivos à…
Introdução à Segurança Cibernética Segurança Cibernética é a ação de proteger hardware (computadores, tablets e…
Para a modalidade de Home Office é fundamental garantir um espaço de trabalho eficiente em…